Os nossos aliados para um emagrecimento saudável

Existem vários suplementos alimentares, a maioria de origem vegetal, que ajudam nos processos de emagrecimento. 2016-12-09

Existem vários suplementos alimentares, a maioria de origem vegetal, que ajudam nos processos de emagrecimento. Mas com tantos produtos disponíveis no mercado, como escolher o melhor, o mais adequado para a nossa saúde e rotina ou aquele que pode trazer o resultado pretendido?

Este guia poderá esclarecê-lo sobre os vários constituintes dos suplementos naturais que existem no mercado, e que poderão auxiliá-lo na busca pelo peso ideal.

Cafeína

A cafeína é um estimulante natural, ativa o sistema nervoso central, diminuindo a sensação de fadiga, melhora a atividade intelectual, aumenta a atenção e inibe o sono. Tem uma ação lipolítica, isto é origina um maior aproveitamento das gorduras do tecido adiposo como fonte de energia, potenciando a performance durante a prática de qualquer atividade física. Está presente em muitos suplementos alimentares chamados queimadores de gordura, ou “fat burners”+. Cada pessoa deve administrar uma dose adequada de cafeína, porque podem aparecer alguns efeitos colaterais como alterações gástricas, ansiedade e perturbações no sono. Recomenda-se o consumo de 3 a 6 mg de cafeína por quilo do peso corporal. Todos os produtos que têm cafeína na sua composição trazem na embalagem uma recomendação de toma diária, que não deve ser excedida.
 

Chá verde

Devido à presença de cafeína e de teofilina, o chá verde é muito utilizado como adjuvante em tratamentos de emagrecimento. Além de ser um ótimo antioxidante, acelera o metabolismo, desintoxica o organismo e tem uma ação diurética. Tem como inconveniente poder aumentar a tensão arterial e causar insónias e nervosismo. O chá verde pode ser tomado em forma de infusão ou em cápsulas. Não deve ser excedida a dose máxima recomendada.

 

CLA (Ácido Linoleico Conjugado)

O CLA é muito conhecido por atuar na perda de gordura, principalmente da zona abdominal e contribuir para um ligeiro aumento de massa muscular. O CLA tem impacto no controlo dos níveis de insulina no sangue e promoção de uma alteração positiva nas proteínas ligadas ao metabolismo das gorduras. É aconselhado como coadjuvante em dietas de emagrecimento, na melhoria do desempenho desportivo e no aumento da massa muscular. Está contraindicado a sua utilização em pessoas com diabetes ou com doença cardíaca.

 

Whey Protein

Os suplementos à base de proteína whey são os preferidos dos praticantes de exercício físico porque esta proteína, conhecida como proteína do soro do leite, melhora o rendimento durante a prática do exercício. É um produto que deve ser consumido diluído em água (o leite torna a absorção mais demorada) e recomenda-se a toma em jejum, antes ou depois da atividade física.
 

L-cartinitina

Favorece a eliminação de gordura, captando-as e facilitando o seu transporte para o interior da mitocôndria, onde são utilizadas como fonte energética.
Consumir o composto L-cartinitina antes do treino aeróbico ajuda na utilização da gordura corporal como fonte de energia, melhorando a performance durante o exercício e favorecendo o tónus muscular do desportista.
Como os vegetarianos apresentam taxas mais baixas dessa substância no organismo, os produtos à base de L-cartinitina são ideais para estas pessoas.
Recomenda-se o consumo de 1 a 3 gramas por dia da substância líquida ou em cápsulas.
 

Garcinia cambogia

A Garcinia cambogia é uma planta originária das florestas da Camboja, Sul de África e Polinésia. A casca do seu fruto, por ser rico em ácido hidroxicítrico, vai ajudar a controlar o apetite e inibir a transformação dos hidratos de carbono em gordura. É um bom auxiliar na redução do peso e no combate à obesidade.
 

Alcachofra

A alcachofra tem na sua composição várias substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo. É um adjuvante valioso, nos processos de emagrecimento, devido a cinarina, essencialmente concentrada nas folhas e das raízes da alcachofra provocar um aumento da secreção biliar, facilitando a digestão de gorduras. Além disso reduz os níveis de glicemia e de colesterol no sangue.
 

Dente de Leão

Auxilia na redução de volume corporal devido às suas propriedades diuréticas. É um excelente depurativo. 
 

Crómio

O crómio inibe a vontade e a necessidade de comer doces, porque regula os níveis de glucose no sangue. Por vezes a vontade súbita de comer doces é devida a uma disfunção funcional por falta de cobre. Além disso, tem um papel muito importante na metabolização das proteínas e gorduras.
 

Beringela

A beringela é tradicionalmente usada para reduzir os níveis de colesterol e os valores de pressão sanguínea. É uma excelente fonte de vitamina A, C e do complexo B, de proteínas, fibras e de sais minerais (tais como o cálcio, o fosforo, o ferro, o potássio e o magnésio).

É uma boa opção para quem quer perder peso, devido ao seu baixo valor calórico e pelas suas propriedades fibrosas, laxantes e nutritivas. Tem propriedades saciantes, queima a gordura por parte do organismo e ajuda a eliminar a água acumulada no organismo, reduzindo o excesso de peso por retenção de líquidos.
 

Cetonas de Framboesa

As cetonas de framboesa são um composto fenólico que é responsável pelo aroma característico das framboesas. Alguns estudos demonstraram que a suplementação com as cetonas de framboesa aumentou os níveis de adiponectina. A adiponectina é uma hormona que modula uma série de processos metabólicos, incluindo a regulação da glucose e o catabolismo dos ácidos gordos (queima da gordura). Parece haver uma relação direta entre a quantidade de adiponectina e a probalidade de ser magro ou não. O facto de a cetona de framboesa parecer contribuir para aumento dos níveis de adiponectina poderá ser um contributo importante para a perda de peso. As cetonas de framboesa podem ser de grande utilidade para pessoas que queiram perder peso e reduzir a massa gorda localizada, principalmente na zona abdominal.
 

Manga Africana

A manga africana é um suplemento auxiliar nas dietas de emagrecimento, por inibir o apetite, prolongando a sensação de saciedade. O extrato obtido através do caroço da fruta possui componentes com ação lipolítica (auxilia na queima da gordura), evitando que se acumule gordura principalmente na zona abdominal. Mantém os níveis de insulina no organismo, de forma a evitar o acumulo de gordura. 
 

Guaraná

O guaraná é uma planta originária da Amazônia. É um estimulante natural. Devido à presença na sua constituição de xantinas, como a cafeina, teofilina e teobromina, produzem um aumento na performance cognitiva e na redução da fadiga mental e física ( por isso muito utilizado em estudantes e nos atletas). Tem uma ação termogénica e contribui para a função queimadora de gordura no organismo. É um bom aliado para ajudar nos processos de emagrecimento em pessoas que apresentam fadiga e cansaço mental ou físico. Não deve ser ingerido em excesso por causar insónia, irritabilidade, taquicardia e irritações a nível gastro-intestinais.
 

Quitosano

É um polímero hidrossolúvel derivado da quitina do exosqueleto de alguns crustáceos marinhos. O quitosano absorve a gordura, formando um gel digerível que é eliminado pelo trato digestivo. Inibe a absorção das gorduras ingeridas no dia-a -dia através da dieta. Não deve ser tomado por pessoas alérgicas a crustáceos
 

Canela

Esta especiaria, muito utilizada em culinária, parece que contribui para um aumento do metabolismo da glucose, regulando os níveis de açúcar no sangue. Níveis elevados de açúcar no sangue contribui para o seu armazenamento em forma de gordura. A canela pode ser uma preciosa ajuda para prevenir o armazenamento de gordura e contribuir para a perda de peso.
 

Óleo de coco

A gordura contida no óleo de coco retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a fome. Tem uma ação termogénica (acelera a queima da gordura), e portanto pode ser um bom aliado na perda de peso.

 

Laranja amarga

Tem na sua composição sinefrina, aumentando a termogénese (ajuda a queimar a gordura) e a taxa metabólica basal, promovendo a degradação da gordura, favorecendo a perda de peso e elevar os níveis de energia.
 

Clorela

É uma alga microscópica, unicelular, originária das águas frias das zonas de costeira do Este Asiático. Contém mucilagens (polissacáridos), clorofila, b-caroteno, sais minerais, vitaminas e aminoácidos, tornando-a um bom complemento dietético. Devido ao alto conteúdo em proteínas e mucilagens, produzem uma sensação de repleção gástrica, diminuindo o apetite.
 

Espirulina

É uma alga azul-esverdeada de filamentos microscópicos móveis, multicelulares, espiralados e não ramificados. Alga não tóxica com proteínas, mucilagens, sais minerais, aminoácidos e vitaminas. Devido ao alto conteúdo em proteínas e mucilagens é usada para reduzir o apetite.

Artigos relacionados