O Dia de Todos os Santos é celebrado pelas famílias Portuguesas ao longo de todo o dia1 Novembro. Neste dia, visitam os cemitérios enfeitando as campas dos familiares com ramos e velas. Nos tempos mais remotos, ofereciam aos mortos, pão, vinho e bolos, de forma a pedirem pela sua alma. É esta a origem do ritual Cristão, em que as crianças participam nos peditórios do ´pão por Deus`, representando a alma dos mortos.
A nossa equipa de Nutricionistas não quer deixar de contribuir para esta tradição, mas sempre tentando torná-la mais saudável e equilibrada! Para isso, elaboramos uma receita menos calórica das Broas de Todos os Santos:
Ingredientes:
- 400 gr de farinha de aveia;
- 2 ovos inteiros;
- 100 ml de azeite;
- 100 ml de água;
- 2 colheres de sopa de mel;
- 2 colheres de chá de canela em pó;
- 1 colher de chá de erva doce;
- 50 gr de pinhões e nozes;
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC;
- Num tacho pequeno aqueça a água e o azeite (sem deixar ferver) e misture as colheres de mel, canela e erva doce;
- Adicione o preparado, pouco a pouco, à farinha de aveia e vá mexendo;
- Junte os ovos e os frutos secos e volte a envolver;
- Num tabuleiro forrado com papel vegetal coloque pequenas porções da massa com a ajuda de 2 colheres de sopa para que fique num formato ovalado;
- Leve ao forno por 30 minutos.
BOM APETITE!!!
Curiosidade:
Na noite de 31 de Outubro festeja-se o Dia das Bruxas, a origem da sua comemoração remonta aos povos antigos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que os espíritos voltavam às suas casas na véspera do Dia de Todos os Santos.
A Comemoração deste Dia inicia-se no século II, forma encontrada pelos cristãos para honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé. O Papa Gregório III, no Século VIII dedicou uma capela em Roma a Todos os Santos e ordenou que a data fosse celebrada a 1 de Novembro.
Os festejos do Halloween foram levados para os Estados Unidos pelos colonizadores e hoje em dia é uma das festas mais populares. As crianças fantasiadas percorrem as casas da vizinhança dizendo a frase ‘travessuras ou gostosuras?’ e recebem doces em troca do descanso e sossego dos vizinhos.