Quer saber por que o sumo de Romã já foi considerado o mais saudável de todos os sumos de fruta pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry?
A Romã está carregada de nutrientes e a sua capacidade antioxidante é das maiores da natureza. Chega a ter um potencial antioxidante quase três vezes superior ao do vinho tinto ou do chá verde.
É particularmente abundante em Vitamina C, potássio, ferro e ácido pantotéico (Vitamina B5), sendo também rica em polifenóis, poderosos antioxidantes, como taninos e flavonóides. Estes nutrientes têm um efeito incrível na eliminação de radicais livres. Para isso, promovem modulação das respostas anti-inflamatórias, o que faz da Romã um poderoso instrumento para a prevenção de doenças degenerativas e inflamatórias, potenciadas por radicais livres como o cancro, doenças cardiovasculares, artrite entre outras.
A Romã, como fruto desta época, é um dos símbolos do Outono. É no período entre final de Setembro e início de Dezembro que ela amadurece e atinge o máximo das suas qualidades nutricionais. Originária de uma pequena árvore de folha caduca é denominada em latim Punica Granatum, que significa "maçã semeada".