Para aproveitar de forma saudável o São Martinho, com a tradição de fazer-se um grande magusto - castanhas assadas e água-pé e jeropiga, aprenda connosco a quantidade de castanhas que pode comer.
Se for o lanche, junte os seus amigos do escritório, da escola ou familiares para comer umas castanhas assadas bem quentinhas no lanche e comam, cada um, entre 9 e 12 castanhas.
Se for comer as castanhas numa das refeições – almoço ou jantar – substitua o arroz, a massa ou a batata também por 9 a 12 castanhas. Elas são ricas em hidratos de carbono!
Ao contrário dos restantes frutos gordos, que são constituídos essencialmente por gordura (embora uma gordura saudável), as castanhas contêm apenas cerca de 2% de gordura, possuindo, por isso, um valor calórico bastante mais baixo. As nozes, por exemplo, possuem um valor calórico aproximado de 650kcal por 100g, enquanto as castanhas fornecem apenas 185kcal para o mesmo peso.
Equivalências:
5 ou 6 castanhas de tamanho médio (50g) são equivalentes a:
- 1 pão (50g);
- 1 fatia fina de broa de milho (50g);
- 1 batata média (100g);
- 5 colheres de sopa de cereais de pequeno-almoço (30g);
- 3 colheres de sopa de arroz/massa cozinhados (75g).
A castanha é rica em fibras solúveis (pectinas), o que lhe confere inúmeras vantagens para a saúde:
- Dificultando e diminuindo a velocidade de absorção dos açúcares;
- Diminuindo a absorção de gorduras e colesterol;
- Estimulando a flora intestinal “boa” promovendo um bom funcionamento do sistema imunitário;
- Regulando o trânsito intestinal;
- Aumentando a sensação de saciedade.
A castanha é ainda uma excelente fonte de vitaminas A e C e de alguns minerais, tais como o potássio, magnésio e cálcio.