Desde 1991 que o dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como Dia Mundial de Diabetes, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para a problemática da Diabetes.
Cerca de 70% dos casos da doença podem ser prevenidos através da adoção de um estilo de vida mais saudável, com a prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada.
As recomendações nutricionais que fazemos neste Corpo & Saúde vão diminuir o risco do aparecimento da Diabetes e contribuir de forma direta para o tratamento de quem já tem a doença:
- Tome sempre o pequeno-almoço;
- Faça refeições ligeiras pelo menos de 3 em 3 horas;
- Não salte refeições;
- Faça pequenas merendas entre as três refeições principais e uma pequena ceia antes do deitar;
- Comece as refeições principais por uma sopa rica em hortaliças e legumes. É de fácil digestão, sacia e é importante para o bom funcionamento do intestino;
- Consuma legumes e hortaliças no prato em grandes quantidades. São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais;
- Consuma, de preferência, peixe e carnes magras (ex.: aves ou coelho). Para quem é diabético tem maior risco de desenvolver insuficiência renal, por isso não ingira proteínas em excesso!
- Prefira o azeite em detrimento de outras gorduras. Tanto para cozinhar, como para temperar e em cru;
- Restrinja a utilização de óleos, gorduras e alimentos gordos.
- Diminua não só a quantidade de gordura usada para cozinhar e temperar, mas também o consumo de alimentos com elevado teor de gordura (ex.: margarina, banha, manteiga, produtos de charcutaria e salsicharia, natas, molhos e refeições pré-preparados, caldos concentrados, toucinho, massas folhadas, etc.);
- Beba cerca de 1,5L de água por dia. Favorece um bom funcionamento do rim e do intestino;
- Pratique atividade física de forma regular. É fundamental para a obtenção de um peso corporal saudável, além disso, a atividade física melhora o controlo glicémico e a sensibilidade à insulina, retarda o desenvolvimento de complicações associadas à diabetes e aumenta a autoestima e sensação de bem-estar;
- Para que se mantenha o mais saudável possível, é fundamental que procure obter um equilíbrio entre a energia que consome e a energia que gasta, isto é: não consuma mais energia do que aquela que consegue gastar, caso contrário irá aumentar de peso.
E para adoçar?
Na alimentação diária de um diabético devem ser utilizados adoçantes ou edulcorantes em substituição do açúcar, mas sempre em pequenas quantidades. Estes dividem-se em energéticos (ex: frutose, sorbitol, xilitol, manitol) e não energéticos (ex: sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio,sucralose). Estes últimos praticamente não fornecem calorias e não interferem nos níveis de glicemia, são os que devem ser utilizados!