Para iniciar qualquer mudança na sua vida, como a alterar o seu comportamento alimentar, é necessário fazer um plano de ação para alcançar os objectivos desejados. E para elaborar o seu plano de ação é preciso identificar qual o tipo de motivação que tem no momento em que decide mudar de comportamento.
Sabia que existem dois tipos de motivação? A Motivação externa e a Motivação interna. Têm origens diferenciadas, mas podem complementar-se e o ajudar a alcançar a mudança de comportamento desejado.
Veja, em baixo, como identificar cada uma para perceber de que tipo é a sua motivação:
- Motivação externa: deriva de fatores externos. Focalizada nos resultados para obter uma recompensa externa.
Exemplo: “se eu emagrecer, vou conseguir voltar a vestir aquelas calças de que gosto tanto” ou “se eu emagrecer não vou mais ter vergonha de ir à praia”.
- Motivação interna: motivação que vem de dentro.
Exemplo: “se eu tiver uma alimentação mais saudável, vou me sentir melhor fisicamente e ao nível da minha autoestima e autoimagem, e tenho mais hipóteses de ser bem-sucedido no futuro”.
Agora pense e escreva quais as motivações que encontra dentro de si para seguir com o seu Plano de Reeducação Alimentar.
Separamos para si, um breve exercício mental para encontrar a sua motivação. É bastante simples. Não se esqueça de apontar as respostas num papel!
- Quais as vantagens e resultados que vou obter com esta mudança?
- Quais as desvantagens, maus sentimentos e pensamentos que vou conseguir eliminar com esta mudança de comportamento?
- Como me vou sentir com esta mudança?
- Quais os benefícios essas mudanças vão trazer para a minha saúde e vida profissional, familiar e pessoal?
Nota: Coloque as suas respostas no desktop do seu PC, na sua agenda e/ou num local onde possa visualizar refletir diariamente sobre a sua motivação neste processo.