Saberia identificar o que são os pensamentos “autossabotadores”? São aqueles que nos surgem automaticamente e por serem muito rápidos, torna-se difícil identificá-los e controlá-los, principalmente quando já estamos habituados a um estilo de vida e queremos mudá-lo.
Um exemplo é quando estamos num processo de reeducação alimentar, quando faz-se necessário mudar antigos hábitos, muitas vezes nem tão saudáveis, para outros mais saudáveis.
Há situações em que chegamos a casa depois de um dia muito cansativo de trabalho e vem o pensamento autossabotador: “Ah, hoje foi um dia tão cansativo que mereço comer um chocolate!” É importante identificar este pensamento e procurar por um outro alternativo, como por exemplo: “Mesmo tendo tido um dia muito cansativo, não vou estragar a minha dieta que tanto me tenho esforçado para conseguir perder peso.” Ou “O prazer em comer este chocolate vai passar, mas o cansaço terei de enfrentar todos os dias”. Estes pensamentos alternativos podem auxiliar na tomada de decisões para que haja uma reflexão e um questionamento, e consequentemente não aconteça a autossabotagem dos seus objectivos.