O glúten é uma proteína encontrada em alimentos como trigo, cevada, centeio, aveia e malte. Estes cereais são muito utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, cosméticos, entre outros.
Quando num indivíduo é diagnosticada a intolerância a esta proteína, está caracterizada a doença celíaca.
O tratamento desta doença consiste em evitar, pelo resto da vida, a ingestão de alimentos que contêm glúten.
Os alimentos que podem ser consumidos são o arroz, milho, mandioca, fubá, féculas, óleos, margarinas, todo e qualquer tipo de fruta, leite, manteiga, queijos e derivados, legumes, cenoura, tomate, vagem, feijão, soja, grão-de-bico, ervilha, lentilha, inhame, batata, mandioca, carne e peixes.
“Não sou intolerante, devo fazer esta dieta?”
Vamos falar sobre a eficácia da dieta sem glúten para quem quer perder peso.
Não está demonstrado que adotar este tipo de alimentação sem necessidade traz benefícios, pelo contrário, pode trazer carências em nutrientes e micronutrientes como o cálcio. As dietas sem glúten também podem levar a um consumo exagerado nas gorduras, dado que os produtos alternativos são muito ricos em lípidos.
Por isso, se não tem detetada intolerância ao glúten, antes de optar por substituir os alimentos que ingere normalmente pelas suas versões sem esta proteína, fale connosco sobre o assunto nas consultas, e vamos ajudá-lo a identificar de que forma pode adotar este regime com benefícios para a sua saúde!